Por que sentimos mais dor no inverno?

18/07/2019 0 Comentário(s)

 

 

Nosso corpo sofre mudanças para se adaptar ao meio em vivemos, por isso, durante as estações do ano, ele passa por diferentes processos.

 

No inverno, o corpo humano sente a necessidade de diminuir o máximo possível as atividades e se concentra em manter a temperatura constante.

 

Por conta disso, a ciência já consegue explicar por qual motivo que no inverno sentimos mais dores musculares e nas articulações.

 

Quer descobrir você também? Continue lendo nosso post!

 

Por que sentimos mais dor no inverno?

 

Ao diminuir a temperatura, nosso corpo muda seus processos e traz as seguintes consequências:

 

Contração muscular

 

Sabe quando está frio e nos encolhemos? Essa ação causa enrijecimento muscular.

 

Nosso corpo faz isso o tempo inteiro, mesmo que não seja visível ou perceptível.

 

Isso acontece porque os músculos se contraem para concentrar o calor e manter a temperatura constante. 

 

O problema é que quando essa contração ocorre por muito tempo, os processos de inflamação dos nervos e músculos são facilitados.

 

Dessa forma, é provável que o músculo sofra lesões.

 

Diminuição do fluxo sanguíneo

 

O frio também causa a diminuição involuntária dos vasos sanguíneos, trazendo como consequência a menor irrigação dos diferentes tecidos musculares, principalmente nas extremidades, como mãos e pés.

 

Com menos sangue nessas áreas, elas ficam mais sensíveis às dores e mesmo pequenas batidas terão grandes reações.

 

Diminuição da temperatura do líquido sinovial

 

O líquido sinovial é um fluido viscoso e tem como função lubrificar a amortecer as articulações, portanto, se comporta como um óleo.

 

Ele tem suas características alteradas quando a temperatura cai.

 

Você já reparou que quando colocamos o óleo de cozinha na geladeira, ele fica mais espesso, e quando esquentamos fica mais fino?

 

É exatamente isso que ocorre com o líquido sinovial no inverno: ele fica mais espesso e dificulta os movimentos, causando dor e desconforto.

 

Esses processos acima, quando somados com doenças reumáticas, como fibromialgia e escoliose, ou dores crônicas, como nervo ciático e bico de papagaio, aumentam o desconforto significativamente.

 

Como diminuir as dores no inverno?

 

O primeiro passo para não sentir tantas dores no inverno é estar vestido para não passar frio. 

 

Blusas mais grossas, como de lã e moletom, são ótimas para essa estação do ano!

 

Outra forma de aumentar o bem-estar é fazer alongamentos ao acordar, para isso, o ideal é marcar uma consulta com um fisioterapeuta para saber quais são os alongamentos ideais para você.

 

Não esqueça que, apesar de estar frio, exercícios físicos são importantes! Durante o inverno sentimos mais sono, mas não deixe de fazer sua caminhada diária e seu exercício físico.

 

Infelizmente, existem casos que nem se vestindo bem, fazendo alongamentos e exercícios as dores são resolvidas, apenas diminuídas.

 

Um tratamento auxiliar para a diminuição das dores é a  termoterapia, que é um terapia com o aumento das temperaturas, diminuindo consideravelmente as dores.

 

A Requintare, pensando no seu bem-estar, criou um colchão com termoterapia, o Fibromax. Entre em contato conosco para saber mais! 

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.