Privação do sono pode causar problemas de memória

06/08/2018 0 Comentário(s)

Já falamos aqui no blog que noites mal dormidas causam o envelhecimento precoce, mas não é só isso que pode acontecer quando não conseguimos dormir bem.

 

Cada vez mais se estuda o cérebro humano, o sono e a ligação de um com outro, e, por consequência, cada vez mais ficamos cientes de quão importante é dormir.

 

O post de hoje vai mostrar como e porque a privação do sono pode causar problemas de memória. Continue lendo!

 

Estudo por meio de neuroimagens

 

Michael Chee e Lisa Chuah promoveram um grande estudo envolvendo neuroimagens, ou seja, imagens feitas por meio de ressonância magnética que detectam a variação do fluxo sanguíneo no cérebro.

 

O estudo consistia na análise de 19 pessoas em momentos diferentes: pessoas privadas de dormir e outras dormindo normalmente.

 

Durante as neuroimagens, eram feitos testes de memória visual rápida, ou seja, aquelas imagens ou frases que passam rapidamente na sua frente e você precisa lembrar delas.

 

O estudo chegou à conclusão que as pessoas com privação de sono apresentam menos memória visual a curto prazo.

 

Nesse momento você deve estar pensando que não precisa tanto assim de uma boa memória visual a curto prazo, certo?

 

O estudo também mostra que a falta de sono afeta a memória de longo prazo, o que pode prejudicar os estudos e aprendizagem em geral.

 

Isso ocorre porque é durante o sono que acontece a transformação de memórias de curto prazo para memórias a longo prazo.

 

Ou seja, a falta de sono pode até mesmo causar o esquecimento de acontecimentos do dia passado!

 

Se você quer ler o estudo em inglês, clique aqui.

 

Um bom sono ajuda a estudar melhor

 

É comum ouvirmos, principalmente de estudantes, relatos de que deixaram de dormir para ficar estudando para a prova, o que não é uma boa atitude principalmente quando se quer aprender.

 

Estudos confirmam que a privação do sono prejudica o processo de aprendizagem do aluno, a memória a longo prazo, e consequentemente ele não fará uma boa prova no dia seguinte.

 

Cleanto Rogério Rego Fernandes, pesquisador em psicobiologia e especialista em memória, da Universidade do Rio Grande do Norte quando questionado sobre como evitar o famoso “branco” que acontece nos estudantes, é categórico ao afirmar que:

 

"É fundamental que o estudante tenha uma boa noite de sono nos dias que antecedem o exame, especialmente na véspera. O sono, além de ter um efeito relaxante sobre o indivíduo no dia seguinte, é indispensável para que o conteúdo estudado torne-se uma memória estável e duradoura.”

 

Não dormir bem a noite fará com que despertemos no dia seguinte cansados e até mesmo estressados.

 

Esse cansaço pode afetar também a nossa memória a curto prazo e por isso é comum não atentarmos para onde colocamos a chave da casa ou do carro ou perdemos qualquer outro objeto.


Já falamos em posts anteriores que para vencermos a insônia e termos uma boa noite de sono é preciso adquirir hábitos saudáveis e convidamos você para ler nosso post sobre as  causas e consequências da insônia.

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.