O sono na terceira idade

27/02/2018 0 Comentário(s)

 

À medida que os anos passam é bem provável que a qualidade do sono seja afetada. Ou seja, o envelhecimento afeta o processo natural de dormir do idoso.

 

A tendência é dormir menos com o passar dos anos.

 

Se você está passando por esse problema ou conhece alguém que passa, é preciso primeiramente entender o que acontece com o organismo durante a velhice, quais são os fatores que influenciam a má qualidade do dormir.

 

No nosso post iremos falar sobre o sono na terceira idade, dando um pouco mais de orientação para que você tire suas dúvidas sobre o sono de um idoso.

 

O sono na terceira idade

 

Na velhice não é só o corpo que passa por mudanças, o comportamento, o estado de saúde mental e as capacidades físicas e intelectuais também vão mudando com o passar dos anos.

 

O sono na terceira idade também muda. Aquelas horas ininterruptas de sono começam a se fragmentar, ou dividir. Fazendo com que a qualidade do sono caia. E por isso, é normal vermos os idosos cochilando durante o dia.

 

E isto não significa uma doença, mas um processo quase que normal do envelhecimento.

 

Lógico que observar com atenção toda a situação é necessário e se for constatado que a insônia começa a ficar crítica e prejudicar o dia a dia do idoso e de seus familiares, com certeza é hora de procurar um médico para ajudar na solução do problema.

 

Por que a terceira idade altera o sono?

 

Com o passar dos anos e o chegar da velhice, naturalmente o organismo humano vai mudando sua forma de funcionar e essas mudanças influenciam no sono, uma vez que o ritmo biológico do corpo vai se alterando.

 

Os idosos tendem a dormir menos e isso é natural. A necessidade do sono diminui tanto por fatores internos e externos que alteram o metabolismo:

 

Fatores externos - Pela ausência do cansaço físico. Um idoso tende a ter uma rotina diária menos movimentada, uma vez que a maioria deles está aposentada e já não mantém um ritmo acelerado de atividades.

 

Fatores internos -  É o processo de mudança do próprio corpo, uma vez que o ritmo biológico do organismo vai mudando, e um dos fatores é a diminuição da produção da melatonina, hormônio que ajuda no sono e também contribui para manter a temperatura corporal.

 

A verdade é que o fator interno reflete no externo e vice-versa. Assim, desconfortos causados por cãibra, dores musculares e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson são grandes responsáveis por um sono ruim na terceira idade.

 

As micções noturnas também são empecilhos para uma boa noite de sono e elas acontecem porque com a idade a bexiga vai perdendo certas propriedades e isso faz com que se acorde duas ou três vezes durante a noite para urinar.

 

Quanto tempo um idoso deve dormir?

 

Já falamos aqui no blog que a quantidade de horas dormidas mudam de acordo com a idade, mas isso não quer dizer que um idoso não deva dormir.

 

Vamos falar sobre alguns métodos que podemos usar para ajudar o idoso a ter uma boa noite de sono. E se estes não ajudarem, como já dissemos, é necessária a orientação de um profissional.

 

Geralmente esse métodos dispensam o uso de medicamento.

 

Orientar o idoso para a prática de uma atividade física e mental diária, como caminhadas, pedaladas e até mesmo cursos que eles venham a gostar como um outro idioma, música e canto.  

 

Existem ainda os recursos da higiene do sono, postados no nosso blog, que certamente será de grande valia para uma boa noite de sono, não só do idoso, mas para todos. Confira!

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.