Mitos e verdades sobre o sono

04/06/2018 0 Comentário(s)

 

Muitos são os estudos sobre o sono. As informações sobre o dormir nos chegam de forma variada, e algumas vezes até contraditória.

 

Resumidamente podemos dizer que o sono é fundamental e tem funções fisiológicas e mentais essenciais para o corpo.

 

Mas, alguns mitos também envolvem o sono. Quem já não ouviu uma avó dizendo que é bom as crianças dormirem porque enquanto dormem elas crescem? Será verdade que enquanto dormimos crescemos?

 

Esse é um dos mitos e verdades que envolvem o sono que vamos falar no nosso post. Fique atento!

 

Como surgem os mitos

 

A palavra mito é de origem grega, mýthos, e significa uma narrativa tradicional que tem como objetivo explicar a origem e existência das coisas.

 

Na antiguidade, para explicar o que não sabia, o ser humano criava uma explicação usando da fantasia.

 

E essas informações ou explicações eram passadas oralmente de geração à geração e eram perpetuadas sem conhecimento ou questionamento. Acreditava-se que era da forma narrada.

 

E em relação ao sono, também foram construídos mitos ao longo dos séculos e anos, bem como as verdades e falaremos sobre eles abaixo.

 

Mitos e verdades

 

Quem já não ouviu alguém falar que:

 

O sono faz crescer

 

Verdade.

 

Durante a primeira fase do sono, acontece uma maior produção do hormônio GH, o chamado hormônio do crescimento.

 

Por isso, a importância da criança e do jovem terem hábitos saudáveis para dormir bem durante a noite.

 

Quanto mais dormir, melhor

 

Mito.

 

Estudos comprovam que dormir muito pode ser prejudicial para a saúde, vindo ocorrer problemas para o corpo.

 

O ideal é um sono ininterrupto, dormindo as horas necessárias de acordo com a idade e necessidade de cada pessoa.

 

Exercícios físicos antes de dormir são prejudiciais

 

Verdade.

 

Embora a prática de atividades físicas seja recomendação para uma vida saudável, ela não deve ser realizada a noite, próximo da hora de ir para a cama.

 

Os exercícios físicos promovem uma certa excitabilidade após sua prática, o que poderá prejudicar o seu sono.

 

O ideal é praticar atividade física no decorrer do dia, ou no máximo quatro horas antes do horário de ir dormir para que o corpo esteja relaxado.

 

Tomar leite quente ajuda a dormir

 

Mito.

 

Cientificamente tomar um copo de leite morno não fará com que você durma melhor.

 

O mito nasceu porque o leite contém um aminoácido chamado triptofano, que ajuda na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina.

 

No entanto, a quantidade de triptofano contida em um copo de leite não é suficiente para ajudar no sono, mesmo que tomasse um litro do líquido isso não seria possível.

 

No entanto, ele pode ter um efeito psicológico, ou fazer parte de um ritual para ir dormir. Então, tomar um copo de leite morno em um ambiente tranquilo e relaxadamente, pode sim, induzir ao sono.

 

Contar carneirinhos ajuda a dormir

 

Verdade.

 

Relatos narram que a ideia de contar carneiros é uma atividade muito antiga.

 

Nasceu lá quando os pastores de ovelhas não conseguiam dormir e iam então contar suas ovelhas para o sono chegar.

 

A contagem era feita mentalmente porque desta forma eles pensavam que estariam relaxando ou condicionando o cérebro e se preparando para o sono.

 

Gerações e gerações aprenderam o hábito e acreditam que a técnica funciona. Então para muitas pessoas contar carneirinho já funcionou e muito bem.

 

Por outro lado, cientistas dizem que a ideia de condicionar o cérebro por algum tempo pensando na mesma coisa, contando carneirinhos, pode ser boa, mas nem sempre funciona.

 

Muitas vezes a monotonia em ficar fazendo a mesma coisa repetitivamente faz com que não se consiga manter a atenção na atividade por muito tempo, fazendo com que se saia da concentração, não funcionando dessa forma o método.

 

Cientistas separaram pessoas que sofrem de insônia em dois grupos e um deles foi orientado para contar carneirinhos de forma tradicional enquanto o outro relaxava visualizando lugares como praia, matas e outros recantos naturais.

 

O grupo que relaxou com a partir das orientações de visualizações da natureza dormiu em média 20 minutos antes que o grupo que contava carneirinhos.

 

Como vimos, mitos podem se tornar realidade para muita gente e é exatamente por isso que eles ganham força entre as gerações, mas é importante salientar que o que dá certo para uma pessoa pode não funcionar para muitas outras.

 

Nesse contexto o importante é conhecer as necessidades do próprio corpo e adquirir hábitos diários saudáveis para refletir em boa noite de sono.


Se você gostou do nosso post, leia também De onde vem o sono?.

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.