O que é ritmo circadiano e qual sua importância para o sono?

04/06/2019 0 Comentário(s)

 

 

Se você é uma pessoa antenada com o seu corpo, já deve ter percebido que ele apresenta algumas manifestações durante o dia.

 

Por exemplo, praticamente todos os dias, no mesmo horário, sem saber porque, dá uma preguiça incrível, já em outros momentos você está no pique total.

 

Isso mostra que o seu ritmo circadiano está em pleno funcionamento.

 

Esse ritmo faz com que nosso corpo entenda qual é o momento de vigília, de dormir e ainda controla algumas funções essenciais para nossa sobrevivência, entre elas, a temperatura do corpo.

 

Se você quer saber mais sobre ritmo circadiano e a sua importância para o sono? Continue lendo nosso post!

 

O que é ritmo circadiano?

 

O ritmo ou ciclo circadiano é como se fosse o nosso relógio biológico interno trabalhando 24 horas por dia.

 

É o ritmo circadiano que regula os ciclos entre sonolência e vigília em intervalos regulares. Por isso, que, geralmente, todos os dias, no mesmo horário, você está a mil e em outros com muito sono.

 

Ele também é responsável por algumas outras funções no nosso corpo, como controlar o apetite, a temperatura corporal, níveis hormonais, pressão sanguínea e, claro, o sono.

 

O controle do sono é o efeito mais direto que podemos observar, uma vez que nosso corpo precisa, dentro do ciclo de 24 horas, ter o seu período ativo e também o de descanso.

 

O ritmo circadiano e o sono

 

Quando ainda é dia, nosso corpo fica no período de vigília e ao começar a escurecer, o ritmo circadiano é o responsável pela produção de melatonina, o hormônio do sono.

 

Vale ressaltar que o ritmo circadiano não está necessariamente ligado com a claridade do ambiente. Cientistas que ficaram em cavernas ou em locais que não era possível controlar o tempo, constataram que os ciclos deles continuavam seguindo o padrão de 24 horas.

 

No período de 24 horas, geralmente uma pessoa dorme em média 8 horas, permanecendo no estado vigília 16 horas.

 

Nosso ciclo circadiano apresenta uma maior baixa de energia geralmente no meio da noite, entre 2h e 4h da manhã e logo após o almoço, entre 13h e 15h, quando apresentamos uma sonolência durante a tarde.

 

Enquanto dormimos, as atividades musculares voluntárias diminuem consideravelmente e há também uma redução na taxa metabólica, respiração, freqüência cardíaca, temperatura corporal e pressão arterial.

 

Já durante as horas de vigília, as funções mentais e físicas são mais ativas e o crescimento das células de tecido aumenta.

 

As consequências em interferir no ritmo circadiano

 

Como falamos no início, nosso corpo apresenta alguns sinais durante o dia e obedecer ao seu ritmo circadiano é necessário para um funcionamento saudável.

 

Algumas ações que fazemos durante o dia e a noite fazem com que o ritmo circadiano sofra interferências e modifique nosso relógio biológico.

 

Pesquisadores estão cada vez mais estudando as consequências das influências do ciclo na mudança do ritmo circadiano e alguns afirmam que uma delas pode ser o de câncer de mama.

 

As pessoas que dormem em horários irregulares, como aquelas que trabalham durante a noite ou simplesmente são noturnas, podem sofrer sérias consequências, como ansiedade, depressão e até mesmo maior risco de diabetes.

 

Mas, não é apenas ter uma rotina desregulada de sono que interfere no ritmo circadiano.

 

A luz azul, presente em dispositivos eletrônicos, também influencia na percepção em relação à quantidade de luminosidade recebida pelos nossos olhos, fazendo com o que cérebro não entenda que já é de noite.

 

Vale lembrar que nem sempre essa influência precisa ser negativa!

 

O especialista em sono Matthew Walker, no seu livro Por que Nós Dormimos - A Nova Ciência do Sono e do Sonho, afirma que uma maneira de interferir no ritmo circadiano é ficar um período no Sol pela manhã.

 

Isso fará que você fique mais desperto e que seu ritmo circadiano se regule, fazendo com que você sinta mais sono no período da noite.

 

Agora que você já sabe sobre ritmo circadiano, que tal continuar a leitura com Falta de sono: conheça as consequências?

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.