Suor noturno: cuidado com a sua saúde

23/01/2019 0 Comentário(s)

 

Suar ou transpirar é um processo natural de resfriamento do corpo.

 

Geralmente, o suor é percebido quando estamos vivenciando o calor excessivo do verão, como em ambientes com altas temperaturas e nas práticas de alguma atividade física.

 

Mas, existem pessoas que suam no período da noite enquanto estão dormindo e esse processo é chamado de suor noturno.

 

Uma ou outra vez suar durante a noite, principalmente nos dias mais quentes, pode não ser nada mais grave, mas, se o suor for intenso e frequente, é preciso tomar cuidado.

 

Acordar encharcado, em virtude do suor noturno, requer cuidado com a sua saúde e esse é o tema do nosso post. Continue lendo!

 

O processo de transpiração do corpo

 

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas que regulam a temperatura do corpo para que ele se equilibre em relação ao ambiente externo. Por isso, transpiramos quando o organismo sofre mudanças térmicas.

 

Mas, podemos ainda suar quando o organismo precisa eliminar toxinas por meio dos poros, na prática de uma atividade física, por exemplo.

 

Fatores emocionais, como nervosismo em excesso, também podem provocar suores. Geralmente, eles se concentram nas axilas, na virilha e nos pés.

 

Dessa forma, compreendemos que o suor é um processo natural do corpo.

 

É normal suar a noite?

 

Podem acontecer alguns fatores isolados que podem vir a provocar um suor durante a noite como, por exemplo, os pesadelos e até mesmo estar dormindo em um ambiente em que a temperatura esteja muita alta. Essas são situações normais para suar enquanto dormimos.

 

Além disso, o excesso de umidade no quarto  pode vir a causar os suores noturnos, bem como usar muitas roupas e cobertas também podem ser fatores para suar durante a noite.

 

Consumo de bebidas alcoólicas e comidas apimentadas podem provocar suadores e até a estrutura e a qualidade do seu colchão pode promover o suor excessivo.

 

Gripes e resfriados, bem como as febres, também podem provocar o suor noturno.

 

No entanto, se as causas citadas forem descartadas e você está suando durante a noite, o ideal é procurar um médico para saber a origem do suor noturno, afinal, ele pode ser indício de alguma doença do seu corpo.

 

Suor noturno pode ser sinal de doença

 

Se você tem suor noturno é preciso ficar atento, principalmente se ele vier acompanhado de febre, tosse, falta de ar, dor no peito, diarreia, coceiras e até mesmo emagrecimento.

 

Nesses casos, o suor noturno pode ser sinal de alguma doença, como uma infecção, por exemplo.

 

Os frequentes suores noturnos recebem o nome de hiperidrose noturna e, segundo os especialistas, podem ter relação com consumo de drogas, variações hormonais, stress mental, TPM, câncer, apneia e até por doenças virais.

 

As mulheres na menopausa, por exemplo, sofrem de alterações hormonais e tendem a sentirem calorões e se eles forem a causa do suor noturno, um médico poderá ajudar a amenizar o problema.

 

O mesmo acontece com os homens em determinada idade, a diminuição da testosterona pode provocar ondas intensas de calor durante a noite.

 

Cuidado com a sua saúde

 

Se você está passando por problemas de suor noturno com certa frequência o ideal é que você procure um médico para cuidar da sua saúde.

 

Cuide da sua alimentação, faça exercícios físicos e siga a orientação do seu médico.

 

Não esqueça que um protetor de colchão vai ajudar a manter o seu colchão mais protegido do suor noturno e durar mais tempo.

 

Você conhece alguém que tem suores noturnos? Compartilhe nosso post!

 

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.