Sono bifásico, saiba como dividir seu sono

23/11/2018 0 Comentário(s)

Gerações e mais gerações aprenderam que para se refazer adequadamente é necessário dormir entre 6 ou 8 horas por noite.

 

O que pouca gente sabe é que até o século XVII e XVIII as pessoas dividiam os períodos do sono. Dormiam, acordavam e voltavam a dormir, acordando muito bem no dia seguinte.

 

Essa revelação foi feita pelo professor e historiador Roger Erkich, residente na Virgínia, o que nos leva a pensar que nossos tataravós dormiam duas vezes durante a noite, processo que veio mais tarde a chamar-se sono bifásico.

 

Se você quiser saber mais detalhes sobre esse assunto, continue lendo nosso post.

 

Os tipos de sono

 

Para que você compreenda o que é o sono bifásico, primeiro precisamos falar dizer que existem três tipos de sono. São eles:

 

  • Sono monofásico - é o sono mais conhecido e comum entre nós. Dorme-se em média de 6 a 8 durante toda a noite;

  • Sono polifásico - no sono polifásico dorme-se com muita frequência várias vezes ao dia, logicamente por um período bem curto;

  • Sono bifásico - o sono comum é dividido em duas etapas, conforme veremos abaixo.

 

Compreendendo o sono bifásico

 

Vamos voltar aos nossos antepassados para entender o sono bifásico. Estudos informam que até o final do século XVII era comum as pessoas irem dormir logo no início da noite e acordar umas quatro horas depois.

 

Depois que acordavam, elas praticavam seus afazeres normalmente, como ler, fumar, fazer tarefas domésticas como costuras.

 

Esse período de descanso do sono chegava a durar até 3 horas e depois todos voltavam a dormir por mais ou menos seis horas.

 

Pesquisas apontam a razão do sono bifásico

 

Para Roger Erkich todo esse processo de ir dormir bem cedo acontecia por causa da ausência da luz elétrica e, com a chegada da mesma, os hábitos foram mudando.

 

Antigamente a noite era vista como propícia para descansar, sem contar que, pela ausência de energia elétrica nas ruas, o período noturno era considerado inseguro para ficar fora de casa.

 

Por outro lado, o psiquiatra Thomas Wehr realizou uma experiência em que um grupo de pessoas ficava no escuro por 14 horas diárias ao invés de irem dormir normalmente durante a noite.

 

Na quarta semana da experiência verificou-se que todos os membros do grupo começaram a apresentar um padrão de comportamento nos seus sonos. As pessoas começaram a dormir por quatro horas seguidas, acordavam, permaneciam acordados entre uma a três horas e começavam a dormir novamente. Entrando, então, no sono bifásico.

 

Para o estudioso esse resultado mostra que o sono bifásico trata-se de um processo natural, apresentando os efeitos da luz no organismo humano.

 

O sono bifásico atualmente

 

A chegada da energia elétrica mostrou que a noite poderia ser aproveitada de outra forma e as pessoas foram adquirindo novos hábitos noturnos.

 

Hoje, existem muitas pessoas que aderiram à prática do sono bifásico, ou seja, dividir o sono em duas etapas. Não por hábito, mas por necessidade.

 

Muitos profissionais que precisam comunicar-se com o mundo por meio da internet, por exemplo, utilizam-se do recurso do sono bifásico para dormirem por algumas horas, acordarem e trabalharem um período da noite, enquanto em alguns países é dia.

 

Casais também podem revezar a noite para cuidarem do bebê, optando pelo sono bifásico.

 

Resumindo: o sono bifásico é o processo em que você vai dormir por um período, acorda, exerce alguma atividade por algum tempo e volta a dormir.

 

Para os adeptos, o sono bifásico apresenta como vantagem:

  • Menor cansaço durante o período de vigília;

  • Maior flexibilidade entre trabalho e tempo;

  • Melhor aproveitamento de tempo;

  • Melhora o humor;

  • Maior energia para trabalhar de madrugada.

 

Como funciona o sono bifásico?

 

O sono bifásico funciona da seguinte forma:

 

Geralmente a pessoa vai deitar assim que começa a escurecer o dia, ou começar a noite.

 

Pega no sono e dentro de algumas horas acorda para fazer suas tarefas como trabalhar, meditar, ler, estudar, etc.

 

Depois de algumas horas começa a sentir sono novamente, voltando a dormir mais um período de mais ou menos quatro horas.

 

Geralmente quando acorda está descansado e energizado para mais um dia de atividades.

 

Lembramos que cada organismo apresenta uma necessidade em relação ao sono e nem sempre o sono bifásico será a melhor opção para recompor as energias.

 

Na dúvida, procure a ajuda e orientação de um especialista para não comprometer a sua saúde.

 

Agora que você conhece o sono bifásico, talvez queira saber o porque que a privação do sono pode causar problemas de memória.

 

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.