Médico do sono: quando procurar?

18/01/2019 0 Comentário(s)

 

 

Há muito tempo estudos e pesquisas revelam os benefícios recebidos em uma boa noite de sono.

 

Dessa forma, a qualidade do nosso sono tem relação predominante para a nossa saúde, para o repouso do corpo e para nos mantermos em alerta com nossas funções cognitivas equilibradas.

 

No entanto, devido à vida agitada e às inúmeras tarefas do nosso dia a dia, é comum, de vez em quando, termos algum problema para pegarmos no sono e para dormirmos bem devido ao estresse.

 

O problema é quando essa dificuldade se torna constante, sendo muitas vezes ocasionados por outros motivos, inclusive alguma doença.

 

Se você tem problemas para pegar no sono ou para dormir, continue lendo nosso post e saiba quando procurar um médico especialista no sono para ajudar.

 

Qualidade do sono é essencial

 

Muitas pessoas ficam preocupadas porque não conseguem dormir as 8 horas por noite que geralmente são recomendadas.

 

Essa não deve ser uma preocupação. É preciso nos conscientizarmos que existe uma orientação de quantas horas uma pessoa deve dormir de acordo com a sua idade, mas, isso não deve ser tomada como obrigatório.

 

Cada organismo tem necessidades diferentes. Existem, por exemplo, pessoas com a mesma faixa etária que dormem 6 horas diárias que acordam muito melhores que outras que dormem 8 horas.

 

O importante é você se preocupar com a qualidade do seu sono.

 

Seu sono será de qualidade se você acordar completamente descansado e com disposição para realizar suas tarefas durante o dia.

 

Mas, a realidade é que a maioria das pessoas sofrem com distúrbios do sono e tem sérios problemas para dormir bem e uma boa parte desses problemas seriam resolvidos com um especialista do sono.

 

Quando procurar um médico do sono?

 

Pesquisas recentes mostram que 72% da população brasileira sofre de distúrbios que afetam a qualidade do sono e, consequentemente, a vida de cada uma delas.

 

Sabe-se que bons hábitos diários, como alimentação e atividade física, ajudam a melhorar também a qualidade do sono.

 

Por outro lado, existem alguns fatores que também contribuem para um sono ruim e agitado, como o uso dos eletrônicos, música alta, alimentos pesados, entre outros.

 

Mas, a realidade é que a maioria das pessoas tem noites mal dormidas ocasionadas por distúrbios que precisam da orientação de um médico do sono para serem contornados.

 

Você deve procurar um médico quando a qualidade do seu sono for afetada devido à:

  • Apneia do sono;

  • Ronco;

  • Insônia;

  • Sonolência excessiva;

  • Ansiedade;

  • Depressão;

  • Síndrome das pernas inquietas;

  • Bruxismo;

  • Narcolepsia;

  • Obstruções respiratórias;

  • Hipertireoidismo;

  • Sonambulismo.

É preciso que você saiba que não existe um único profissional que trate em específico de todas as causas citadas.

A Associação Brasileira do Sono (ABS), divulga em seu site uma lista com os profissionais capacitados para ajudar você dentro das especialidades deles e da sua necessidade.

Esses profissionais atuam na área que hoje recebe o nome de Medicina do Sono.

São otorrinolaringologistas, pneumologistas, neurologistas, psiquiatras, entre outros, que se especializaram para dar maior qualidade ao sono das pessoas.

 

Nosso post foi útil para você? Que tal compartilhar com um amigo que talvez esteja precisando de um médico do sono?

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.