É possível dormir com os olhos abertos?

03/01/2019 0 Comentário(s)

 

Você conhece alguém que dorme com os olhos abertos ou já viu alguém nessa situação?

 

A cena pode parecer um tanto quanto assustadora, afinal, para a maioria das pessoas dormir com os olhos abertos é algo que não faz parte do dia a dia.

 

No entanto, existem, sim, pessoas que dormem de olhos abertos e se forçarmos um pouco a mente, lembraremos que já passamos pela situação de vermos um bebê dormindo assim, sem acharmos algo atípico.

 

Mas, então, é possível dormir com os olhos abertos? É uma situação normal para todas as pessoas?

 

Continue lendo nosso post e descubra porque algumas pessoas pessoas dormem de olhos abertos e como isso acontece.

 

Dormir de olhos abertos é normal para bebês

 

É comum os pais se preocuparem com seus bebês recém nascidos ao vê-los dormindo com os olhos abertos.

 

No entanto, esse é um fenômeno comum nos bebês e não trazem consequências para o desenvolvimento deles. Ele é chamado de lagoftalmo noturno.

 

Ainda não existe uma causa precisa sobre o fato, mas acredita-se que ele aconteça porque os músculos destinados a abrir e fechar das pálpebras ainda não estejam completamente desenvolvidos para desempenharem sua função.

 

Na maioria dos bebês, os casos costumam desaparecer quando eles completam entre um ano e um ano e meio de vida e, na dúvida, ou se os sintomas persistirem um pediatra deverá ser consultado.

 

Existem pessoas que dormem com olhos abertos?

 

Existem casos em que a pessoa não consegue abaixar a pálpebra superior quando tenta cerrar os olhos, e essa incapacidade é chamada de lagoftalmia.

 

A lagoftalmia noturna, por sua vez, é determinada quando uma pessoa não consegue fechar suas pálpebras completamente para dormir, permanecendo de olhos abertos durante o sono.

 

Portanto, sim, existem pessoas que dormem com olhos abertos e isso se dá por alguns motivos alheios às suas vontades e o principal deles é a lagoftalmia.

 

A origem da lagoftalmia

 

A lagoftalmia pode ter sua origem por excesso de estresse, sonambulismo e por infecções.

 

Esses fatores podem contribuir para que o músculo orbicular, que é responsável pelo fechamento das pálpebras, não consiga fazer a sua função de abrir e fechar, ou pode ainda provocar a paralisia do nervo facial. Ambas são causas características da doença.

 

Vale informar que a Hanseníase é uma das mais comuns causas de paralisia do nervo facial, o que leva a lagoftalmia.

 

Consequências e tratamento

 

A lagoftalmia pode ser temporária ou permanente e, além de fazer com as pessoas durmam de olhos abertos, pode também levar a irritações nos olhos e, nesse caso, um oftalmologista para indicar o remédio adequado.

 

Elas ainda podem manifestar um maior lacrimejamento e algumas delas podem apresentar secura nos olhos, quando mais acentuada, poderá ter como consequência a miopia.

 

Outras pessoas relatam que sentem o corpo estranho pela manhã.

 

Apesar de todas as consequências, a maioria das pessoas não tem a qualidade do sono afetada, de forma a comprometer o seu bem estar.

 

Claro que só um médico oftalmologista poderá orientar o medicamento e a forma de tratamento e, em alguns casos, a cirurgia se faz necessária.

 

De resto, é cuidar do corpo, da alimentação e preparar-se de forma adequada para uma boa noite de sono.

 

Você gostou do nosso post, que tal conhecer o que é a paralisia do sono?

 

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.