Por que sentimos sono depois de comer?

04/05/2018 0 Comentário(s)

 

Quem já não precisou cochilar depois do almoço por estar com um sono inexplicável, apesar de ter dormido muito bem durante a noite.

 

Sentir sono após as refeições vez ou outra até que é normal. O que não é normal você sentir sonolência ou aquela preguiça irresistível todos os dias, principalmente depois do almoço.

 

Se isso, acontece com frequência na sua rotina, o problema pode estar na sua alimentação e é necessário um maior cuidado na sua dieta.

 

Porque sentimos sono após comer é o assunto do nosso post de hoje e caso a sonolência pegue você todos os dias ou de vez em quando, fique atento para saber se é possível fugir dela. Leia mais!

 

É normal sentir sono após comer

 

É muito comum sentir sono após uma refeição, principalmente depois do almoço, e isso ocorre porque nosso organismo sofre algumas alterações após comermos, nos dando a sensação de sonolência, principalmente quando há um exagero na quantidade ingerida.

 

Por que isso acontece? A explicação mais usada ou a mais divulgada é que quando o alimento chega no estômago acontece uma maior concentração de fluxo sanguíneo na região abdominal.

 

E esse aumento de fluxo sanguíneo faz com que o nosso cérebro receba menos oxigênio e, consequentemente, o nosso sistema nervoso fica menos irrigado, e todo esse processo diminui o nosso poder de concentração, vindo assim o sono.

 

Outra causa para o sono depois de comer

 

Apesar da teoria da concentração do fluxo sanguíneo ser mais conhecida, existe outra possível causa do sono após as refeições.

 

Especialistas informam que para o processo de digestão acontecer, há uma necessidade do estômago reter água e gás carbônico para que se forme o ácido carbônico no organismo.

 

O ácido carbônico por sua vez interage com outro ácido, o clorídrico, para aí formar o suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos.

 

Desta reação entre os ácidos, resulta o que chama-se bicarbonato que é absorvido pelo nosso sangue e torna-o mais ácido.

 

Ainda existe muito o que estudar sobre as causas, mas todo esse processo deixa o sangue mais alcalino e produz grandes quantidades de bicarbonato de sódio, o que vai promover a redução da atividade cerebral e da força dos músculos, e consequente vem a sonolência.

 

Consumir açúcar dá sono

 

Acredite! O açúcar ingerido nos alimentos contribui, e muito, para sentirmos sono após a sua ingestão.

 

Ele é o responsável pela interrupção do sistema de alerta cerebral. Não entendeu nada, não é mesmo?

 

Quando o organismo processa o açúcar, ele emite para o nosso cérebro um estado de saciedade e essa informação faz com que as células nervosas, que nos mantém em estado de alerta, parem de trabalhar, ocasionando o sono.

 

Estudos realizados na Universidade de Manchester, na Inglaterra, mostram que a glicose, ou o açúcar consumido nos alimentos, reduz a orexina, proteína responsável por nos manter no estado de alerta, ou acordados.

 

Mantendo a qualidade do sono

 

A sonolência durante todo o dia, e não apenas após comer, pode ser um problema de saúde e quando frequente um médico deve ser consultado.

 

De mais, cuidar para ter uma boa noite de sono e manter hábitos saudáveis principalmente na alimentação, auxiliam para que o sono não venha após as refeições.

 

A Requintare Colchões está presente no sono de muitos brasileiros, contribuindo para o conforto e segurança de noites bem dormidas. Visite nossa página e confira nossos produtos.

 

Deixe um comentário

Atendimento Especializado
Está com dúvidas? Fale com um de nossos atendentes, eles entendem muito bem de colchão e podem sanar todas suas dúvidas.
Chame no Chat Online ou ligue!

Enviamos para todo Brasil
Entregamos em todo o território nacional, consulte também as regras e promoções de frete grátis para algumas regiões.
 

Somos fabricantes
Por sermos uma fábrica, temos condições de oferecer o melhor preço, condição de pagamento e garantia de 5 anos direto conosco.